Projeto em parceria com a ONG Junior Achievement cria a miniempresa Reciclápis S.A, totalmente conduzida por alunos do segundo ano. O intuito é estimular o espírito empreendedor nos estudantes desde o ensino médio. Os alunos foram responsáveis pela estruturação da empresa, divulgação, vendas e processo de criação do produto – lápis feito de jornal reciclado.
Com 18 empresários mirins, a Reciclápis S.A conseguiu vender cerca de 150 lápis e receber encomenda para mais 100 apenas em duas horas da primeira feira que participaram, realizada dia 29 de outubro no Shopping Conjunto Nacional. “Fomos convidados para participar de uma feira no Shopping do Gama também. Teremos que aumentar a nossa produtividade e acrescentar uma jornada de produção nesta semana”, disse a presidente da empresa Amanda Victória, no dia da feira em que foram sucesso de vendas.
Miniempresários comemoram as vendas na praça de alimentação do shopping
Cada estudante foi estimulado a desenvolver alguma habilidade desde a elaboração do plano de negócio à produção do vídeo de divulgação. Amanda acrescenta que o programa Miniempresa foi importante para a decisão de prestar vestibular para administração. “Eu já tinha vontade de fazer administração. Depois dessa experiência e de viver nesse ambiente de empresa, tive certeza de que é isso que eu quero como profissão”, conta.
A ideia do produto, a rotina de produção, a divisão dos lucros e estrutura da empresa foram desenvolvidos pelo grupo de alunos com orientação de dois monitores e um coordenador da ONG. O projeto foi realizado durante o segundo semestre de 2011, e as reuniões aconteceram no colégio Ideal, na unidade da QNG. “A expectativa do grupo é que o projeto continue e que, quando sairmos, outros estudantes mantenham a empresa”, afirma Amanda.
Assista ao vídeo de divulgação da empresa